1. Home
  2. Maquinas de corte
  3. Configuração dos Tempos de Plasma de Alta Definição

Configuração dos Tempos de Plasma de Alta Definição

Updated on Abril 13, 2017

Com o Lantek e possível levar em consideração todos os parâmetros relacionados ao processo de corte para o correto cálculo do tempo total de corte. Abaixo estão descritos os principais parâmetros a serem configurados, os quais têm grandes influencia sobre o tempo total para maquinas de corte plasma de alta definição.

Configuração de máquina

Abrir o Lantek na tela do CAM >> Menu Gerenciar >> Máquinas.

Selecionar a máquina a ser configurada >> Configurar. A janela de configuração de maquina se abrirá.

Na guia Sistema >> Geral >> Auxiliar >> no campo Tempos das peças >> selecionar a opção Cálculo de tempos.

tempos1

Velocidade rápida (G0)

Na guia Sistema >> Gerais de inicialização >> Velocidades >> no campo Velocidades rápidas >> configurar a velocidade de deslocamento rápido (sem cortar) da máquina em questão.

tempos2

Ainda na na guia Sistema >> Tecnologias >> Tabelas de tecnologia >>  selecionar o material e o intervalo de espessura a ser configurado e selecionar a opção >> Plasma de alta definição depois clicar em Configurar.

Atenção

Maquinas de corte plasma de alta definição possuem configurações avançadas que influenciam no acabamento do corte, as configurações à seguir serão realizadas apenas com o intuito de otimizar os tempos de corte calculados pelo Lantek, mas que podem também saírem no programa CNC processado no software, procure fazer as configurações de acordo com manual do fabricante.

Velocidade de corte

No campo Velocidade deve ser configurada a velocidade de corte para o material e espessura em questão. A maioria dos modelos de maquina trabalha com diferentes qualidades de corte. Desta forma, os valores de velocidades devem ser configurados para cada uma das qualidades de corte a serem utilizadas.

tempos1

Velocidade de marcação

Em algumas máquinas é possível fazer marcação, então na tabela de tecnologia do material e espessura em questão o campo Marcação pode ser configurado com a velocidade desejada.

tempos2

Tempo de penetração

Este é o tempo que a maquina precisa para perfurar a chapa no inicio do corte de cada contorno da peça (entrada de corte).

tempos3

Configuração do cálculo de tempos

Após a configuração de todas as tabelas de tecnologia por material e espessura, na guia Sistema >> Cálculo de tempos >> Parâmetros de corte >> Geral os campos Tempo de penetração, Velocidade de corte e Velocidade de marcação precisam estar configurados para Tabelas de tecnologia.

tempos4

Na guia Sistema >> Cálculo de tempos >> Não cortar.

Nos campos Tempo de subida e Tempo de descida, pode ser configurado o tempo gasto para a subida e descida do cabeçote para o corte de cada contorno.

tempos5

Fazendo isso o tempo de corte estipulado pelo Lantek ficará bem próximo do tempo de corte efetivo na máquina.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment