1. Home
  2. Maquinas de corte
  3. Configurar tempo de corte para maquinas laser

Configurar tempo de corte para maquinas laser

Updated on novembro 11, 2016
Aplica-se a: 2013, 2014, 2015, 2016

Procedimento para configuração do cálculo de tempos para máquinas laser. Obter resultado aproximado de corte.

Velocidade de deslocamento

Esta é a velocidade usada pela máquina para realizar os deslocamentos em rápido (G0 – movimentos onde a máquina não realiza o corte). Normalmente essa velocidade tem o valor máximo admissível para a máquina e varia de acordo com o modelo de máquina. No Lantek, esse valor é configurado da seguinte forma:
Tela do CAM → Menu Gerenciar → Máquinas → selecionar a máquina a ser configurada e clicar em Configurar.

gerenciar-maquinas

selecionar-a-maquina

Acessar a guia Sistema → Opção Gerais de Inicialização → botão Velocidades
aba-sistema-velocidade
No campo Velocidade rápida, deve ser configurado o valor da velocidade rápida para o modelo de máquina em questão (a unidade para a velocidade é mm/min

Velocidade de corte

Esta é a velocidade usada pela máquina durante o corte. No Lantek são configuradas velocidades dependendo da espessura de chapa a ser cortada e ainda dependendo da qualidade de corte a ser aplicada nas peças. Vejamos como são configuradas as velocidades de corte no Lantek.
Tela do CAM → Menu Gerenciar → Máquinas → selecionar a máquina a ser configurada e clicar em Configurar. Selecionar a guia Sistema → opção Tecnologia → opção Tabelas de tecnologia → selecionar o material e o intervalo de espessura a ser configurado → selecionar a opção Corte e clicar em Configurar.
tabela-de-tecnologia

velocidade-de-corteNo campo Velocidade deve ser configurada a velocidade de corte para o material e espessura em questão. A maioria dos modelos de máquina laser trabalha com diferentes qualidades de corte. Desta forma, os valores de velocidades devem ser configurados para cada uma das qualidades de corte a serem utilizadas.

Obs.: O conteúdo da tela onde são configuradas as velocidades pode mudar dependendo do modelo de máquina que está sendo configurada

Neste vídeo detalhes sobre o cadastro das tabelas de tecnologia, velocidades de corte, velocidades por contorno

Tempo de penetração (piercing)

Este é o tempo que a máquina precisa para perfurar a chapa no início do corte de cada contorno da peça (entrada de corte). Esse tempo varia de acordo com o material e a espessura da chapa a ser cortada. Desta forma, esta informação também é configurada nas tabelas de tecnologia, a exemplo das velocidades de corte.

tabela-de-tecnologia-tempo-de-penetracao
No campo Tempo deve ser configurado o tempo de penetração para o material e espessura em questão.

Tempo para subida e descida do cabeçote de corte

É necessário configurar o tempo de descida (início do corte) e subida (término do corte) do cabeçote para cada corte a ser executado.

Tela do CAM → Menu Gerenciar → Máquinas → selecionar a máquina a ser configurada e clicar em Configurar. Selecionar a guia Sistema → Cálculo de tempos → Não Cortar

tempo-de-subida-e-decida-de-cabecote-de-corte

Configurações gerais para o cálculo de tempos

Tela do CAM → Menu Gerenciar → Máquinas → selecionar a máquina a ser configurada e clicar em Configurar. Selecionar a guia Sistema → Cálculo de tempos → Parâmetros de Corte → Geral
calculo-de-tempos-parametros-de-corte-geral

  • No campo Tempo de preparação de máquina pode ser configurado um tempo auxiliar usado, por exemplo, para carregar o programa na máquina e o tempo de setup.
  • No campo Tempo de penetração deve ser selecionada a opção Tabelas de Tecnologia.
    Esta configuração indicará que serão usados os valores configurados anteriormente nas tabelas de tecnologia.
  • No campo Velocidade de Corte deve ser selecionada a opção Tabelas de Tecnologia. Esta configuração indicará que serão usados os valores configurados anteriormente nas tabelas de tecnologia.

Com a correta realização dessas configurações, o Lantek apresentará um tempo de corte bem próximo do tempo real.
folha-de-processos-de-corte

Was this article helpful?

Related Articles

Comments

  1. corte laser

    He estado explorando un poco por posts de alta calidad o entradas en webs sobre estos temas. Explorando en Google por fin encontré este sitio web. Con lectura de esta información, estoy convencido que he encontrado lo que estaba buscando o al menos tengo esa extraña sensacion, he descubierto exactamente lo que necesitaba. ¡Por supuesto voy hacer que no se olvide este sitio web y recomendarlo, os pienso visitar regularmente.

    Saludos

    corte laser http://www.corte-por-laser-madrid.com/servicio/corte-por-laser.html

Add A Comment