Velocidade de deslocamento
Esta é a velocidade usada pela máquina para realizar os deslocamentos em rápido (G0 – movimentos onde a máquina não realiza o corte). Normalmente essa velocidade tem o valor máximo admissível para a máquina e varia de acordo com o modelo de máquina. No Lantek, esse valor é configurado da seguinte forma:
Tela do CAM → Menu Gerenciar → Máquinas → selecionar a máquina a ser configurada e clicar em Configurar.
Acessar a guia Sistema → Opção Gerais de Inicialização → botão Velocidades
No campo Velocidade rápida, deve ser configurado o valor da velocidade rápida para o modelo de máquina em questão (a unidade para a velocidade é mm/min).
Tempo de puncionamento
Guia Sistema → Cálculo de tempos → Parâmetros de puncionamento → Geral
No campo Tempo de um punçoado de corte, deve ser configurado o tempo que a máquina em questão leva para apenas uma batida de um punção. Se a máquina tem alguma estação autoindex, no campo Tempo de rotação do autoindex (360)
deve ser configurado o tempo de uma volta completa desta estação, ou seja, 360°.
Caso forem utilizados punções de embutimento, conformação, etc., devem ser configurados os tempos para uma batida em seus respectivos campos, como mostra a imagem acima.
Troca automática de ferramentas
Se a máquina utiliza uma torre com mais de uma estação e a troca de ferramenta é feita automaticamente, o tempo desta troca pode ser configurado.
Guia Sistema → Cálculo de tempos → Parâmetros de puncionamento → Torre
…deve-se marcar a opção Modificação automática de punções e no campo Tempo de rotação (Torreta), configurar o tempo que a máquina levaria para rotacionar sua torre 360°.
Se alguma das estações tiver multitool, deverá ser configurado o tempo de rotação de 360° do Multitool no campo Tempo de rotação (Multitool).
Tempo para a reposição das garras
É necessário configurar o tempo de descida e subida do cabeçote ou do pistão para cada reposição de garras a ser executada.
Na guia Sistema → Cálculo de tempos → Reposição / Extração
Nos campos Tempo descida e Tempo subida, devem ser configurados os tempos de subida e descida do dispositivo de fixação para a reposição das garras, sendo que este dispositivo pode ser o próprio cabeçote da máquina ou pistões pneumáticos.
Tempo para extração de peças
Pode ser configurado o tempo de extração das peças nos casos em que a máquina dispõe de trompilhas ou outro dispositivo de extração.
Guia sistema → Cálculo de tempos → Reposição / Extração
No campo dos alçapões, configurar o tempo de abertura e de fechamento da mesma.