1. Home
  2. Desenho e configurações de sistema
  3. Correção de peças no Lantek

Correção de peças no Lantek

Updated on novembro 7, 2016

Essas ferramentas tem por finalidade corrigir as peças para otimizá-las no processo de programação e corte na máquina.

Verificar peça

verificar

A ferramenta Verificar peça é, sem dúvidas, uma das ferramentas mais importantes do Lantek. Esta função permite verificar a integridade da peça, seja ela importada de outro software CAD ou desenhada no próprio Lantek. É possível apontar se a peça tem contornos abertos ou linhas demasiadamente pequenas, eliminando erros nos processos seguintes de programação..

Selecione a ferramenta Verificar peça em Desenho > Início > Revisar, depois selecione a(s) geometria(s) que deseja verificar, clique em Validar no menu superior ou no botão direto do mouse.

Após confirmar a seleção, uma janela é mostrada:

janela

É possível configurar a detecção de raios e diâmetros, em quais contornos o Lantek insere pontos para visualização (corte, marcação e não corte). Também
podemos definir se elementos pequenos, ou micro cortes, são definidos por um tamanho definido ou são menores que o raio do cortador, ou Kerf.

janela2

Com esta janela, é possível ver se existem contornos fechados e abertos. Também há a opção de inserir pontos em contornos abertos para correção manual, ou a opção do próprio software corrigir o contorno aberto, com uma tolerância de abertura definida pelo usuário. Elementos pequenos também são detectados, caso existam, e pontos podem ser inseridos neles para fácil identificação.

Detecção e correção manual

verificar

Detecção e correção automática

ajustar2

Ajustar

ajustar

Esta ferramenta é muito utilizada em peças que foram importadas de outro software CAD. O que acontece, na maioria dos casos, é que o Lantek não reconhece corretamente um arco, fazendo com que o mesmo fique segmentado, ou seja, seja transformado em vários segmentos de reta de tamanho minúsculo.

Ao selecionarmos esta ferramenta, o Lantek solicita que o contorno a ser ajustado seja selecionado.

Em alguns casos, é recomendável que não se selecione o contorno inteiro, como por exemplo, letras segmentadas e desenhos complexos. A orientação é selecionar partes pequenas, uma por vez. Isto evita que o desenho seja deformado, ou fique com um resultado final insatisfatório.

Selecionamos o contorno, e uma janela é mostrada:

ajustar2

Podemos selecionar uma dentre quatro opções diferentes para a suavização dos contornos, sendo as opções:

Pôr pontos
O Lantek apenas transforma linhas retas em arcos, mantendo o número de segmentos do contorno.
Suavizar
O número de elementos é reduzido, e são substituídos por arcos. É possível configurar número mínimo de elementos para o resultado final, um raio máximo para a transformação e uma tolerância.
Fazer tangente
O Lantek tenta aplicar uma tangência entre os elementos suavizados. É possível estabelecer uma configuração de erro angular mínimo e máximo para a tangência, uma tolerância de erro de raio e uma tolerância de erro de posicionamento para a tangência.
Suavizar e fazer tangente
Os elementos serão suavizados e uma tangência entre eles poderá ser aplicada. É possível configurar as mesmas opções de Suaviza e Fazer tangente.

Exemplo:

ajustar

Essas duas ferramentas também podem ser configuradas nos importadores do Lantek, como DXF ou DWG, fazendo isso o Lantek verifica e corrige automaticamente tudo que for importado na base de dados.

config

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment