Corte Comum

Updated on Abril 11, 2017
Aplica-se a: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017
Dica!

Clique nas imagens para ampliá-las e obter uma melhor visualização.

Corte Comum

cc_00

O famoso corte comum é um processo de corte que utiliza as arestas das peças de forma compartilhada, permitindo assim, um único corte onde dois seriam necessários.

O resultado disso é um melhor aproveitamento da matéria-prima, redução no tempo de fabricação e redução de consumo de gases, otimizando assim a produtividade.

A utilização deste recurso porém, requer certa experiência do programador. A qual pode ser adquirida com o tempo e análise de cada execução, até que seja definida a melhor forma de utilização, repeitando os limites do equipamento de corte e processo de cada empresa.

Quando utiliza-se o corte comum, a distância entre peças será o valor estimado de kerf/ sangria de cada material e espessura. (Geralmente este valor está descrito no manual do fabricante da máquina laser ou fonte plasma. Ou podem ser utilizados valores apurados conforme experiência fabril.)

Estas informações são denominadas “raio do cortador” e devem estar previamente configuradas nos Dependentes de material-espessura do Lantek para que sejam feitas as corretas compensações pelo sistema. Assegurando assim o correto dimensional das peças.

Raio do cortador

O valor de “raio do cortador” a ser configurado no Lantek, é o valor de kerf ou sangria disponível no manual da máquina ou anotado pelo operador, dividido por 2. Pode-se utilizar o campo da configuração para a realização de cálculos.

Para mais informações, navegue pelo artigo: http://lantekbr.com/docs/knowledge-base/dependentes-de-material-espessura/

Raio do cortador

Caso estas configurações não estejam corretas no software Lantek, é possível que o dimensional das peças que utilizaram arestas compartilhadas não fique correto.

Parâmetros para Corte comum

As parametrizações do Corte comum podem ser feitas diretamente no módulo “Nesting e corte”, através do botão Configurar : Sistema, no canto superior esquerdo da janela (Menu de Acessos rápidos).

config_sistema

Ao clicar sobre o botão, a seguinte janela é apresentada:

config_sistema_01

Clique sobre a opção Parâmetros de corte comum;

cc_01

  • Corte comum: esta opção configura como será o método de utilização do corte comum. O usuário pode optar por 3 opções distintas: Não, Entre duas peças, Entre várias peças (Clique sobre as opções par ver as diferenças entre as telas de configuração). Pode também utilizar o botão à direita da opção para configurar os valores de Lead-in/ Lead-out do contorno principal e auxiliar em corte comum, como representado abaixo:

cc_03

  • Fator para comprimentos insignificantes: o valor dado a esta opção é a distância máxima que o sistema deixará sem corte quanto utilizado o recurso de corte comum.
  • Comprimento dos elementos de pré-corte: este parâmetro é habilitado apenas quando selecionada a opção de corte comum Entre várias peças. Quando usada esta opção, durante o processo de corte na máquina, é comum que as peças já cortadas se movam ou inclinem na mesa de corte, o que pode ocasionar em colisão do cabeçote na mesma. Para evitar este tipo de situação, é possível configurar um valor de segurança que será aplicado à usinagem, o qual alonga o corte nas peças e permite um lead-in mais seguro durante o processo de corte e desprendimento das peças.

Execução com pré-corte

cc_pre-corte

Execução sem pré-corte

cc_sem-pre-corte

Dica:

Quando configurado valor acima de 25 mm para o Fator de comprimentos insignificantes, o valor do Comprimento dos elementos de pré-corte passa a ser reconhecido pelo sistema como um afastamento no início e final do corte do contorno das peças em corte comum. Dessa forma é possível aplicar automaticamente amarrações a partir da segunda peça, como mostrado no exemplo abaixo:

cc_amarrado

  • É permitido inverter os contornos: este parâmetro é habilitado apenas quando selecionada a opção de corte comum Entre duas ou várias peças. Se habilitada, o sistema irá inverter o sentido de corte externo para se ajustar ao processo.
  • Ordenar pela posição de entrada/ saída: este parâmetro é habilitado apenas quando selecionada a opção de corte comum Entre várias peças e habilitada a opção É permitido inverter os contornos. Se habilitada, o sistema organiza a ordem de corte das peças com o corte comum para otimizar o número de entradas, de modo que o corte da peça sempre termine no mesmo lado ou canto das peças. Esta opção é usada principalmente para obter uma posição ideal para a evacuação quando o corte parcial estiver concluído.
  • Modo de execução: este parâmetro é habilitado apenas quando selecionada a opção de corte comum Entre duas peças. Permite ao usuário selecionar a sequência de corte a ser aplicada a este método de corte comum.
  • Nesting para corte comum: esta opção modifica o processo de nesting automático, permitindo ou não o encaixe das peças na chapa já considerando o corte comum. O usuário pode optar pelas opções Não, Entre duas peças ou Entre várias peças. Uma vez habilitada qualquer opção de corte comum, é possível habilitar ou desabilitar a mesma diretamente no menu “Transformar/ Nesting para corte comum” para realização de encaixes automáticos ou manuais.

cc_06

  • Comprimento mínimo: o valor definido neste campo será o comprimento mínimo dos contornos que o sistema utilizará para aplicar o corte comum entre as peças.
  • Somente entre elementos com o mesmo comprimento: se habilitada, o corte comum só sera aplicado quando os contornos tiverem exatamente o mesmo comprimento.
  • Colocar apenas na direção do nesting: se habilitada, o nesting automático será realizado priorizando o corte comum ao invés de um melhor aproveitamento de material.
  • Respeitar sempre a distância entre peças: se habilitada, esta opção faz com que o sistema teste a separação mínima entre as peças entre certos elementos ao executar o corte comum. Esta opção também verifica se os outros elementos não envolvidos no corte comum respeitam a separação mínima entre as peças. Em alguns casos, é mais restritivo do que o usuário pode esperar, já que dois elementos que não respeitam essa distância mínima impedem que a peça entre no corte comum.
  • Compensação do sistema: o usuário pode selecionar entre as seguintes compensações Não, Contornos principais e Todos os contornos.
  • Ilhas: devido ao uso de corte comum entre várias peças, alguns furos podem se formar entre as estas. O sistema oferece diferentes tratativas de execução de corte para estes casos, onde o usuário pode optar entre Não tratar, Cortar primeiro apenas as peças dentro das ilhas, Cortar primeiro todas as ilhas e Cortar ilhas ao cortar as peças (clique sobre as opções para ver a diferença entre as execuções).

cc_07

Corte comum automático

Todos os ajustes apresentados até o momento são para utilização do botão Acabamento automático. Então após o ajuste desejado na configuração de corte comum, basta clicar sobre este botão e o sistema fará o acabamento conforme configurado, tanto para cortes entre duas peças quanto para várias peças.

cc_012

Porém, existem algumas variações na aplicação do corte comum em semi-automático, utilizando as opções listadas no botão Contornos.

Entenda as principais diferenças nos vídeos abaixo.

Corte comum entre 2 peças – Automático

Corte comum entre 2 peças – Semi-automático

Corte comum entre várias – Automático

Corte comum de uma grade


Ainda ficou com dúvidas sobre a utilização deste recurso?

Deixe seu comentário para melhorarmos ainda mais o conteúdo deste artigo.e

Was this article helpful?

Related Articles

Tire suas duvidas sobre isso no lantek.ska.com.br