1. Home
  2. Desenho e configurações de sistema
  3. Importar as propriedades dos textos

Importar as propriedades dos textos

Updated on junho 20, 2017
Aplica-se a: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017

Este recurso permite ao usuário automatizar o preenchimento das propriedades de peças (tela Salvamento de peças) e reduzir erros de cadastro utilizando para isso um padrão de textos definido diretamente no arquivo de desenho que será importado ao Lantek.

Com isso, ganha-se tempo na configuração das propriedades de peças unitárias durante a importação do arquivo .DXF, .DWG ou desmembramento de peças na utilização do recurso Salvar por peças. Além de aumentar a confiabilidade nos preenchimentos das informações de referência (código da peça), material, espessura entre outras, que podem ser preenchidas automaticamente por esses textos nas propriedades da peça, ao invés de preenchidas de forma mais lenta e manual como de costume.

Basicamente, é necessário que o arquivo de desenho unitário ou com várias peças contenha textos pré-definidos como nos exemplos abaixo:

Unitário (MC1312000-4.DXF)

Localização dos textos (arquivo com uma única peça)

Para que o sistema reconheça os textos que devem ser utilizados no preenchimento das propriedades de cada peça de forma automática e durante a importação destas, estes podem estar posicionados tanto INTERNAMENTE quanto EXTERNAMENTE à geometria da peça.

Com várias peças (MC.DXF)

Localização dos textos (arquivo com várias peças)

Para que o sistema reconheça os textos que devem ser utilizados no preenchimento das propriedades de cada peça de forma automática através do recurso Salvar por peças, estes devem estar localizados na parte INTERIOR de cada peça. Se estiverem na parte EXTERIOR, deve ser utilizada a opção Salvar por peças (Manual), e a seleção da peça e texto deverá ser feita de forma conjunta pelo usuário.

Realizar a configuração de definição de textos para acessar os dados de peça.

Todas as informações que estão no desenho e após o caractere “:” (dois pontos), serão utilizadas para preenchimento automático dos campos respectivos na tela de Salvamento de peças. Excluindo a necessidade de preenchimento manual por parte do programador.

Espessuras

Para preenchimento correto do campo “Espessura” nas Propriedades da peça, deve-se obrigatoriamente utilizar o caractere “.” (ponto) e NÃO “,” (vírgula) para indicar algarismos em casas decimais.

Configuração

Existem duas formas distintas para utilização deste recurso: ao Importar peças e ao Salvar por peças. Porém a configuração para ambas é exatamente a mesma.

Os dados que podem ser configurados e importados de forma automática são:

  • Quantidade
  • Prioridade (para ser considerado em nesting automático)
  • Máquina
  • Material
  • Espessura
  • Pedido
  • Referência (código da peça)
  • Dados de utilizador de 1 à 8 (Identificadores de peças)
  • Nome (descrição da peça)

Ao Importar peças (.DXF, .DWG)

Na configuração do importador, presente no módulo CAM, basta habilitar a opção “Importar as propriedades dos textos” e configurar cada campo com o texto respectivo presente no arquivo de desenho.

Dessa forma, SEMPRE que importados novos arquivos, o sistema já utilizará as propriedades dos textos para preenchimento dos campos respectivos.

Ao Salvar por peças

Ao utilizar qualquer das opções de salvamento por peças (Manual, Automático ou Semiautomático), no módulo Desenho, basta habilitar a opção “Importar as propriedades dos textos” presente no Painel de dados e configurar cada campo com o texto respectivo presente no arquivo de desenho.

Dessa forma, O USUÁRIO É QUEM DECIDE quando, e se deseja ou não importar as propriedades dos textos para preenchimento dos campos respectivos.

 


Ainda ficou com dúvidas sobre a utilização deste recurso?

Deixe seu comentário para melhorarmos ainda mais o conteúdo deste artigo.

 

 

 

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment