1. Home
  2. Maquinas de corte
  3. Lantek Quattro – Nesting e Corte

Lantek Quattro – Nesting e Corte

Updated on novembro 3, 2016
Informação

Depois criar as peças na lista de produtos, o próximo passo é inseri-las em uma chapa do estoque, organizando as mesmas de um modo que o aproveitamento seja aceitável, tanto manualmente como automaticamente. Para acessar o módulo, clicar na clicar na aba Início >> Nesting e corte.

Entendendo o Módulo de Nesting e Corte

A tela inicial tem muitas informações. Embora estas informações sejam bastante intuitivas, se o usuário não compreende-las, poderá ficar confuso.

Explorador de trabalhos e Explorador de nestings

Um trabalho é, resumidamente, um conjunto de peças a produzir. Sem um trabalho, o usuário não consegue fazer a programação. No módulo de nesting, por sua vez, os trabalhos são divididos em Subtrabalhos. Um subtrabalho, é um conjunto de peças que é separado pelos mesmos critérios, ou seja, de mesma espessura, mesmo material e que serão cortadas na mesma máquina. Isto faz com que o usuário possa importar diversas peças de uma vez, se a preocupação de separá-las por material, espessura e máquina. O Lantek já faz esta separação. Os subtrabalhos então são mostrados no explorador de Nestings. No explorador, as informações de chapa e quais peças estão em cada chapa são mostradas:

quattro-9

Vista de peças

A vista de peças demonstra para o usuário quais peças estão disponíveis para corte, e também suas quantidades. No canto superior esquerdo de cada imagem de peça, o número ao lado esquerdo é a quantidade a produzir, do lado direito é a quantidade que está na chapa. Caso as peças forem todas utilizadas, um círculo verde é inserido, simbolizando que todas foram colocadas nas chapas do subtrabalho.

As abas abaixo das peças, são outras opções de visualização. Peças de preenchimento (habilitada na aba Vista) são peças que o Lantek utiliza no automático para apenas preencher espaços que sobraram, ou seja, faz primeiramente um nesting com as peças padrão, e completa os espaços com as peças de preenchimento. Além disto, é possível que haja um número no canto direito superior na imagem da peça. Isto significa que há uma prioridade atribuída a esta peça. A prioridade funciona da seguinte maneira: Quanto maior o número atribuído, menor é a prioridade. Ou seja, 0 significa uma prioridade máxima, em seguida as outras peças são inseridas conforme numeração: em seguida 1, depois 2, depois 3 e assim sucessivamente.

Outras opções

O usuário pode clicar com o botão direito em uma peça ou várias peças selecionadas. Isso permite desenhar novas peças, abrir uma peça ou mais
peças para edição no módulo de desenho. É possível bloquear uma peça, e esta fica indisponível para nestings. Também pode-se apagar peças pelo módulo de desenho. Há a possibilidade de importar peças diretamente do módulo de
nesting, alterar as quantidades e determinar prioridades. Se o usuário assim quiser, poderá habilitar/desabilitar outras opções, como rotações, ordem de visualização, entre outros.

Na área gráfica, o Lantek suporta algumas opções do mouse. Por exemplo, se uma ou mais peças forem selecionadas, é possível clicar com o botão direito do mouse para selecionar algumas opções, bem como as teclas de atalho Ctrl+C e Ctrl+V funcionam para cópia de peças.

Aba Subtrabalhos

O gerenciamento do módulo e dos nestings é feito por esta aba. As ferramentas são:

Abrir
Abre um subtrabalho específico.
Anterior/Seguinte
Circula entre os subtrabalhos.
Guardar
Salva o subtrabalho ativo.
Salvar tudo
Salva todos os subtrabalhos
Salvar como
Além de salvar, permite executar tarefas de gestão.
Desenho
Abre o módulo de desenho.
Importar nesting armazenado
O Lantek permite que nestings sejam exportados e posteriormente importados, para poupar tempo no caso de chapas iguais.
Armazenar nesting
Salva o nesting na base de dados.
Exportar nestings para arquivo
Exporta o nesting para uma pasta determinada pelo usuário.
Importar
Permite importar novas peças diretamente pelo módulo de nesting, sejam elas da própria base de dados ou de arquivos externos.
Ajuda
Oferece as opções de ajuda.
Imprimir
Mostra uma previsão e permite imprimir a folha de processos.
Opções de configuração
É possível configurar o sistema e alterar as configurações do módulo de nesting, tais como ordem do acabamento, espaçamento de peças, entre outras opções.
Sair
Fecha o módulo de nesting.
Aba Início

quattro-10

As ferramentas de controle de Chapas, Nesting, Edição, Retalhos e outras estão nesta aba. As principais funções do módulo estão aqui localizadas.

Barra de Ferramentas: Chapas

Esta barra de ferramentas tem as ferramentas necessárias para seleção e exclusão de chapas, bem como controle de quantidades repetidas e opções de circulação entre chapas.

Nova

A ferramenta Nova é utilizada para a seleção manual de chapas. Ao clicar na ferramenta, a janela de seleção manual de chapas é aberta. Através desta janela, o usuário seleciona a chapa desejada. É possível verificar se é um retalho,
ou se a chapa está bloqueada. A quantidade de chapas é controlada pelos botões
Adicionar/Tirar. Também é possível criar chapas, porém o material e espessura já ficam correlacionados com o subtrabalho ativo.

Apagar chapa

Esta ferramenta é utilizada para apagar chapas. O usuário pode escolher entre apagar a chapa atual, todas as chapas do subtrabalho ativo, ou todas as chapas do trabalho. Quando uma chapa é excluída, as peças são retiradas e retalhos gerados a partis da chapa excluída são removidos da base de dados.

Alterar quantidade

Esta ferramenta permite manipular a quantidade de chapas iguais que serão cortadas. Por exemplo, se couberem 5 de 10 peças em uma única chapa, o usuário poderá duplicar esta chapa, ou seja, indicará ao Lantek que ela será cortada duas vezes. Por consequência, a quantidade de peças também será ajustada de acordo com a quantidade de chapas a cortar.

Anterior e seguinte

Caso hajam mais chapas em um subtrabalho, o usuário poderá circular entre elas
através destes comandos.

Alterar dados

O usuário pode alterar os dados de uma chapa manualmente. Os dados que podem ser mudados são as bordas de segurança, comprimento, largura, margens de retalhos e dados de utilizador. O usuário pode fazer as alterações para a chapa atual, ou todas as chapas do subtrabalho ativo, ou todas as chapas do trabalho.

Ir para

Caso hajam muitas peças e chapas em um trabalho, o processo de localização de uma chapa específica pode se tornar lento, pois são muitos dados a carregar. Para isto, o usuário pode selecionar esta ferramenta e ir diretamente para uma chapa específica. Uma janela para seleção de chapas é aberta. Ao clicar em OK, a chapa carregada será a escolhida.

Barra de Ferramentas: Nesting

Nesta barra de ferramentas as opções de nesting automático e semi-automático
podem ser selecionadas.

Fazer tudo

A ferramenta fazer tudo é um modo de Nesting automático completo. Ao ser acionada,a ferramenta escolhe a chapa automaticamente, faz o nesting automático das peças, gera retalhos quando possível. Isto, para todos os
subtrabalhos.

Subtrabalho ativo

Assemelha-se a ferramenta Fazer tudo, porém, aplica as opções automáticas apenas no subtrabalho ativo.

Uma chapa

Esta opção faz apenas o nesting automático das peças em uma chapa. ASection Heado clicar na ferramenta, o usuário deve escolher uma chapa, e então o Nesting é feito automaticamente.

Uma janela

O nesting de “Uma janela” é um modo automático de nesting semelhante a “Uma
chapa”, mas o encaixe das peças é feito apenas em uma janela definida pelo usuário. Ao clicar na ferramenta, opções de configuração são mostradas.

O usuário deve selecionar se o nesting automático será aplicado só a uma peça ou a todas as peças do subtrabalho, se o modo de nesting será retangular,
irregular ou ambos, e o ponto de início da janela.O ponto de início pode ser:

Ponto marcado
O usuário clica em um ponto de início.
Canto da chapa
A janela é automaticamente iniciada em um canto da chapa.
Canto do nesting
A janela é iniciada em um canto de um nesting parcial.

O nesting de uma janela é bem versátil, e auxilia no preenchimento de áreas específicas da chapa. Conforme a janela é estendida ou reduzida, o nesting se ajusta a ela, ao clicar uma segunda vez, o nesting é finalizado.

Unitária

*Ver descrição do recurso nas configurações de máquina no inicio do manual.

Apagar

Para apagar as peças da chapa, utiliza-se a ferramenta apagar. O usuário também tem a opção de simplesmente selecionar as peças e pressionar a tecla Delete.

Semi-automático

A opção “Semi-automático’ faz o nesting de apenas uma peça. Porém, o Lantek
seleciona a peça, a rotaciona e encaixa na chapa automaticamente.

Colocar

Esta ferramenta é a mais simples das ferramentas automáticas. Ao clicar na ferramenta, o sistema solicita que o usuário clique em uma peça. Esta peça então será colocada na chapa. É importante notar que o Lantek só fará a rotação da peça caso seja necessário.

Grade

O sistema preenche a chapa fazendo uma cópia em grade das peças.

Barra de Ferramentas: Transformar

Esta barra apresenta opções de edição de nestings e configurações avançadas de
encaixe.

Colisões

O Lantek não permite que peças seja colocadas fora da chapa, ou que seja encaixadas uma peça em cima da outra. Isso se deve ao módulo de colisões. Caso ele esteja desabilitado, é possível posicionar peças fora da chapa e peças sobre peças. O espaçamento entre peças também é respeitado, caso o módulo esteja habilitado.

Copiar

Ferramenta de cópia simples de uma peça ou conjunto de peças. Para copiar, basta selecionar as peças e confirmar, e a cópia é feita.

Cópia avançada

A ferramenta de cópia avançada possui algumas opções de cópia de peças ou conjunto de peças. Ao clicar na ferramenta, o Lantek solicita que uma ou mais peças sejam selecionadas, e após confirmar a seleção, uma janela com as opções de cópia é aberta:

Janela
Este tipo de cópia avançada assemelha-se ao nesting por janela. Ou seja, faz cópias de peças ou conjuntos de peças dentro de uma área determinada por uma janela criada pelo usuário. A separação entre as cópias e configurada nos campos Separação horizontal e Separação Vertical.
Múltipla
Funciona da mesma maneira que a cópia simples.
Grade
Cria uma grade de peças copiadas. Deve ser configurada, conforme o número de cópias na horizontal e na vertical deve ser configurada, bem como a separação.

Para todas as cópias, há a opção de também copiar as tecnologias (ataques, anéis…) e o acabamento. (Não usado em guilhotinas)

Encostar

A ferramenta encostar é utilizada para aproximar peças a limites já definidos (linhas ou pontos). Ao selecionar a ferramenta, devemos escolher o tipo de aproximação.Essa aproximação das peças pode ser feita por arestas lineares, pontos e arestas circulares. É necessário escolher a peça a mover, uma aresta ou ponto desta peça deve ser indicada como referência. Então, deve-se escolher outra aresta como referência de destino, e por fim, qual a distância entre as arestas/peças.

Mover

Esta ferramenta é utilizada para mover as peças na chapa. É necessário selecionar as peças a mover e depois definir um ponto para que elas sejam colocadas.

Ajustar

Esta opção faz com que todas as peças sejam posicionadas em um canto da chapa. Vale lembrar que o nesting não é refeito, mas as peças são movidas para o canto escolhido.

Margens

Esta função foi implementada para auxiliar nos ajustes manuais de nestings em
chapas. Caso o usuário queira desabilitar momentaneamente as margens da chapa, basta desativar esta ferramenta. As margens são ocultadas, e o usuário pode utilizar as bordas normalmente para ajustas o nesting, e posteriormente, pode habilitar novamente.

Barra de Ferramentas: Retalhos

As opções para gerar retalhos estão disponíveis nesta barra de ferramentas. Retalhos são sobras de chapas que podem ser reutilizadas posteriormente. Como o Lantek tem um gerenciador de estoque de chapas, os retalhos também constam na base de dados e são gerenciados pelo Lantek.

Gerar retalhos

A opção Gerar retalhos cria um retalho a partir da chapa atual, utilizando as configurações feitas na opção Configuração. O retalho é gerado automaticamente.

Apagar

Esta opção apaga apenas o retalho, mas não apaga a linha do retalho. Ou seja, a linha do retalho pode ser cortada, mas se ele for apagado, não é criado na base de dados e não é gerenciado pelo estoque do Lantek.

Configurar

*Ver descrição do recurso nas configurações de máquina no inicio do manual.

Desenhar borda

É possível desenhar a borda manualmente, caso as ferramentas automáticas não
atendam o formato desejado de retalho. O desenho da linha é simples, e basta o usuário definir pontos para que a linha seja criada.

Borda automática

Ao clicar na ferramenta, o Lantek abre a janela de configurações, e então cria a linha do retalho de acordo com as configurações escolhidas.

Referência do retalho

Esta ferramenta permite inserir pontos de referência no retalho para o posicionamento na máquina. O usuário deve definir os pontos manualmente, clicando na posição desejada.

Desenhar a borda exata

Permite desenha a linha de corte de retalhos entre as peças.

Apagar a borda

Um retalho é gerado a partir da borda, que é desenhada manualmente ou automaticamente. Quando um retalho é excluído, a borda permanece. Para apagar a borda do retalho, utiliza-se esta ferramenta.

Rotacionar retalhos

Em alguns casos, ao selecionar um retalho para ser utilizado, o mesmo está em uma posição que dificulta a referência do ponto zero na máquina, devido a cantos irregulares. Para resolver estas questões, o Lantek possui esta ferramenta para rotacionar retalhos. Ao clicar, a janela com as opções de rotação é mostrada. O usuário pode rotacionar e aplicar simetrias aos retalhos.

Barra de Ferramentas: Revisar

As ferramentas de revisão são utilizadas para cálculo de custos das peças, conferir distâncias e medidas, além de mudar o tipo de ponto de referência.

Tempos e custos

Recurso não disponível para guilhotinas.

Acesso a pontos

A ferramenta de Acesso a pontos permite ao usuário determinar como o Lantek fará a seleção de pontos no nesting, Os tipos de seleção de pontos são:

Ponto marcado
Seleção livre, o ponto é determinado apenas por um clique do mouse, em qualquer posição da área de desenho.
Ponto central
Seleciona apenas o ponto central de um círculo ou raio.
Ponto central de contorno
O Lantek calcula o ponto central de um contorno com uma geometria irregular.
Ponto próximo
A seleção do ponto é livre em cima de um segmento. Não seleciona pontos na área de desenho.
Ponto extremo
Seleciona apenas pontos em extremidades de segmentos.
Ponto de intersecção:
Seleciona apenas pontos onde houver uma intersecção de elementos.
Dupla intersecção
Apenas pontos onde houverem duplas intersecções são selecionados
Ponto médio
Seleciona o ponto médio de segmentos
Ponto tangente
Seleciona apenas pontos tangentes a um círculo ou raio
Ponto projetado
Seleciona um ponto projetado sobre um segmento.
Ponto quadrante
Apenas pontos de quadrante de círculos ou raios são selecionados.
Ponto misto
Seleciona um ponto com critérios mistos de seleção. Leva em consideração pontos extremos, pontos médios e pontos centrais.
Acesso padrão
Define qual é o ponto padrão que o Lantek utilizará.
Verificar geometria

Esta ferramenta faz uma análise da geometria da peça e uma contagem de elementos que compõe a mesma. Após selecionar a ferramenta e os elementos que ela compõe, uma janela é mostrada, ela demonstra os elementos, as posições no plano cartesiano e mais algumas informações. É possível apagar elementos e modificar. Ao selecionar apagar, ele é excluído da lista e da peça. Também é possível imprimir a lista para fins orientativos. Ao selecionar a opção Modificar, outra janela é aberta, ela permite modificar as características de uma ou mais geometrias (caso sejam iguais).

Distâncias e ângulos

Distâncias e ângulos calcula a distância e o ângulo entre dois pontos. Ao selecionar a ferramenta, um ponto inicial e um ponto final devem ser atribuídos. Ao definir os pontos, uma janela é aberta. Esta demonstra as distâncias entre os pontos e o ângulo, caso exista.

Ângulo formado por três pontos

É necessário definir três pontos, e o Lantek calcula o ângulo formado entre eles. Ao atribuir os pontos, a janela abaixo é aberta, com os resultados.

Ferramenta Ortogonal

Esta ferramenta permite a criação livre de linhas, ou apenas nos sentidos horizontal e vertical. Pode ser ativada e desativada pela tecla de atalho F2.

Ferramenta Macros

Uma Macro é uma sequência de comandos que será executada automaticamente.
Macros devem ser criadas pelo usuário, geralmente com as ferramentas mais utilizadas.

Para gravar uma macro, clique em Macros >> Gravar Macro, atribua um nome a ela, e depois, clique nas ferramentas desejadas e na sequência que deseja que a macro execute-as. Por fim, clique em Deter gravação, e a macro será criada. Para executá-la, basta clicar no nome da macro criada. Para verificar quais comandos estão atribuídos a uma Macro, clicar em Macros. É possível apagar uma macro já criada.

Aba Corte

quattro-11

Regenerar

Esta ferramenta é utilizada para apagar todo o acabamento das peças. Porém,
juntamente com o acabamento, a ferramenta Regenerar apaga todas as tecnologias que foram aplicadas no módulo de desenho e também a inicialização do CNC. Isto quer dizer que se um novo acabamento for iniciado, o número do CNC é alterado. (Não usado em guilhotinas)

Mover garras

O usuário pode conferir a posição das garras ou dados de área de trabalho. A máquina deve estar corretamente configurada para que os dados sejam mostrados. (Não usado em guilhotinas)

Giro da chapa

O sistema permite rotacionar a chapa caso seja necessário. Esta opção é muito
utilizada para ajustar retalhos a uma posição que seja de fácil de referenciar. Ao clicar na ferramenta, as opções de rotação de chapa são mostradas. Ao confirmar, a rotação é feita.

Aba Vista

quattro-12

Nesta aba de ferramentas, opções de visualização são ativadas/desativadas e também pode-se controlar o zoom.

Barra de Ferramentas: Visualização

Nesta barra de ferramentas constam as opções de habilitar ou desabilitar modos de visualização, habilitar ou desabilitar os eixos, simulação de chapas e a visualização especial,que consiste em separar as peças por cores, caso hajam várias peças abertas ao mesmo tempo. Basicamente, são as mesmas opções apresentadas no módulo de desenho, porém, existem algumas opções a mais, tais como habilitar/desabilitar o explorador de Nesting, visualizador de Nestings, Janela de corte, Visor de módulos, vista de peças e janela de simulação. Também é possível redesenhar, ou seja, atualizar a chapa. Em alguns casos, é possível notar
que uma borra fica visível caso uma movimentação de peça seja feita. O redesenhar remove estas borras. Estas borras também podem ser removidas apenas movendo-se a peça.

Barra de Ferramentas: Zoom

O zoom pode ser controlado pelo mouse, ou através desta barra de ferramentas. Na barra de ferramentas, mais opções estão disponíveis.

Informação

As abas Simulação, Aplicações e Utilidades não estão disponíveis para o módulo Lantek Quattro.

Demonstração de programação de guilhotinas no módulo Nesting e Corte

Was this article helpful?

Related Articles

Comments

  1. Anderson

    Bom dia, as peças cortadas todas estão ficando 5mm menor do tamanho programado no lantek o que pode ser?

Add A Comment