Macros

Updated on novembro 30, 2016
Macros

Este recurso permite semi-automatizar operações sequenciais dentro dos módulos DESENHO e NESTING, reduzindo significativamente a quantidade de cliques em ferramentas e deixando ainda mais simples o dia-a-dia de programação com o Lantek.

Macros

macros-botao

Esta ferramenta permite a criação, deleção e execução de diversas operações sequenciais dentro do sistema Lantek e são tratadas de forma individual entre os módulos de DESENHO e NESTING.
As Macros são criadas e gerenciadas pelo próprio usuário dentro de cada módulo.

Uma forma simples de se identificar a necessidade de criação de uma Macro, é observar se existem operações repetitivas durante o processo de programação.

Por exemplo: Toda vez que usuário importa arquivos externos DXF, é necessário verificar dentro do módulo DESENHO se a peça contém contornos abertos, e após a verificação é necessário salvar a peça e repetir a operação em outra peça.

Para executar essa verificação, existem operações repetitivas, que são:

“Abrir a peça” no modo DESENHO;
– Clicar sobre o botão “Verificar peça”;
“Salvar a peça”;
“Abrir próxima peça”.

Exemplo SEM utilização de Macro

sem_macro

Neste exemplo são verificadas e salvas 3 peças de forma convencional num tempo de aproximadamente 52 segundos.

Uma vez identificada essa repetibilidade, o usuário pode utilizar o recurso de Macros para tornar a rotina de programação ainda mais simples.

Este é apenas um exemplo de utilização, porém o usuário pode criar quantas Macros desejar de acordo com sua rotina de trabalho.

Essas macros podem até ajudar no treinamento de pessoas novas, uma vez que é possível nomeá-las conforme a necessidade, indicando por exemplo uma sequência de trabalho.

Gravando/ Criando uma Macro

Para gravar uma Macro, basta expandir a caixa de seleção do botão Macros (seta para baixo) e selecionar a opção Gravar Macro.

macros

Na janela que se abre, dê um nome para sua Macro e clique em OK.

macro-nome

Então clique de forma sequencial em cada ferramenta que deseja utilizar nesta macro.

Para finalizar a gravação desta, expanda novamente a caixa de seleção do botão Macros e selecione a opção Deter gravação.

macros-deter

Pronto, sua Macro está criada!

O nome dela aparecerá na listagem da caixa de seleção do botão Macros.

macro-criar

Para gerenciar as Macros criadas e verificar o que cada uma delas executa, basta clicar sobre o botão Macros e a tela a seguir será apresentada.

macros-mostrar

A partir desta é possível criar novas macros, apagar ou executar macros existentes, selecionando a mesma e clicando em OK.

gravar_macro

Exemplo UTILIZANDO uma Macro

com_macro

Neste exemplo são verificadas e salvas 3 peças utilizando uma macro num tempo de aproximadamente 35 segundos.

Executando uma macro
Uma vez executada a macro, é possível observar no canto inferior esquerdo da tela a ferramenta ativa nesta macro... para finalizar ou passar para a próxima ferramenta a ser utilizada, pressione ESC ou clique em Finalizar.
Interrompendo uma macro
Como uma Macro executa uma tarefa sequencial, uma vez que o usuário utiliza qualquer recurso de forma manual durante a execução da Macro, esta é interrompida, pois houve quebra do sequenciamento das operações pré-definidas.

Ainda é possível criar teclas de atalho para cada uma de suas macros criadas no sistema, isso irá otimizar ainda mais sua experiência!

Use a abuse das macros, você verá que com poucos cliques é possível executar inúmeras tarefas de forma simples e semi-automatizada.

 

Ainda ficou com dúvidas sobre a utilização deste recurso?

Deixe seu comentário para melhorarmos ainda mais o conteúdo deste artigo.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment