Quebrar cantos

Updated on dezembro 1, 2016
Quebrar cantos

Esta funcionalidade permite quebrar/ arredondar os cantos das peças de forma automática, a fim de melhorar o resultado da usinagem.

Quebrar cantos

Esta configuração é usada para evitar mudanças bruscas ou abruptas na direção de corte. Dessa forma a máquina usa um movimento macio, sem mudanças duras na trajetória nos cantos, o que resulta numa melhor qualidade na usinagem das peças.

Uma vez ativada a configuração GERAL, o sistema aplicará automaticamente para todas as peças, as configurações de valores de quebra de cantos interna e externa previamente definidos e mostrará as alterações apenas no módulo NESTING, preservando a geometria original da peça quando visualizada no módulo DESENHO.

Variações na utilização

A aplicação dessa funcionalidade pode ser feita de 2 formas distintas:

  • GERAL (Por padrão): A quebra de cantos é aplicada para todas as peças no sistema e apresentada mudança no módulo NESTING;
Quebra de cantos (Por padrão)

Todas as peças criadas ou importadas para o Lantek tem o valor de quebra de cantos em sua configuração/ propriedade habilitada como Por padrão.

cantos_mod

  • INDIVIDUAL (Sim ou Não): durante a modificação ou criação de peças é possível definir o tratamento dos cantos desta peça individualmente.

Para individualizar o tratamento de cantos de uma determinada peça, basta acessar e editar as Propriedades… desta na tela de CAM, ou realizar uma modificação diretamente no cadastro desta peça em: “Guia Gerenciar > Peças > (Selecionar a peça) > Modificar”

cantos_padrao

Configuração
Importante

Essa configuração é GERAL (para todas as peças) indiferentemente de seu material e espessura, ou pode ser utilizada a tabela DEPENDENTES DE MATERIAL-ESPESSURA, para especificar os ranges de aplicação e diferenciações de raios para cada material e espessura.

Habilitar a aplicação automática de quebra de cantos

Para habilitar a aplicação automática de quebra de cantos, basta acessar a seguinte configuração para a máquina desejada:

cantos_enable

Uma vez habilitada a opção GERAL, basta realizar as configurações de método de aplicação e valores dos raios desejados para regiões internas e externas. Pode-se ajustar os fatores de ângulos máximo e limite para aplicação desta funcionalidade.

Valores de raios para quebra de cantos

cantos_config

Configuração

No exemplo acima, foi configurada a opção geral para Valores dos anéis. Verifique se existem tabelas de Dependentes de material-espessura em sua configuração de máquina, caso exista, a configuração deste parâmetro deve ser individualizado conforme sua tabela.

Métodos de aplicação

Pode-se aplicar quebra de cantos automáticas de 3 formas (métodos), dependendo das caixas de seleção habilitadas:

  • Apenas em regiões externas da peça;

cantos_ext

  • Apenas em regiões internas da peça, inclusive rasgos;

cantos_int

  • Em regiões externas e internas da peça.

cantos_ambos

Exemplos de aplicação

O vídeo a seguir demonstra o comportamento de aplicação das quebras de canto automáticas de acordo com o método selecionado.

Foi utilizado o módulo DESENHO para o exemplo, porém esse comportamento será notado apenas no módulo NESTING.

 

Ainda ficou com dúvidas sobre a utilização deste recurso?

Deixe seu comentário para melhorarmos ainda mais o conteúdo deste artigo.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment