Quebrar cantos
Esta configuração é usada para evitar mudanças bruscas ou abruptas na direção de corte. Dessa forma a máquina usa um movimento macio, sem mudanças duras na trajetória nos cantos, o que resulta numa melhor qualidade na usinagem das peças.
Uma vez ativada a configuração GERAL, o sistema aplicará automaticamente para todas as peças, as configurações de valores de quebra de cantos interna e externa previamente definidos e mostrará as alterações apenas no módulo NESTING, preservando a geometria original da peça quando visualizada no módulo DESENHO.
Variações na utilização
A aplicação dessa funcionalidade pode ser feita de 2 formas distintas:
- GERAL (Por padrão): A quebra de cantos é aplicada para todas as peças no sistema e apresentada mudança no módulo NESTING;
- INDIVIDUAL (Sim ou Não): durante a modificação ou criação de peças é possível definir o tratamento dos cantos desta peça individualmente.
Para individualizar o tratamento de cantos de uma determinada peça, basta acessar e editar as Propriedades… desta na tela de CAM, ou realizar uma modificação diretamente no cadastro desta peça em: “Guia Gerenciar > Peças > (Selecionar a peça) > Modificar”
Configuração
Habilitar a aplicação automática de quebra de cantos
Para habilitar a aplicação automática de quebra de cantos, basta acessar a seguinte configuração para a máquina desejada:
Uma vez habilitada a opção GERAL, basta realizar as configurações de método de aplicação e valores dos raios desejados para regiões internas e externas. Pode-se ajustar os fatores de ângulos máximo e limite para aplicação desta funcionalidade.
Valores de raios para quebra de cantos
Métodos de aplicação
Pode-se aplicar quebra de cantos automáticas de 3 formas (métodos), dependendo das caixas de seleção habilitadas:
- Apenas em regiões externas da peça;
- Apenas em regiões internas da peça, inclusive rasgos;
- Em regiões externas e internas da peça.
Exemplos de aplicação
O vídeo a seguir demonstra o comportamento de aplicação das quebras de canto automáticas de acordo com o método selecionado.
Foi utilizado o módulo DESENHO para o exemplo, porém esse comportamento será notado apenas no módulo NESTING.
Ainda ficou com dúvidas sobre a utilização deste recurso?
Deixe seu comentário para melhorarmos ainda mais o conteúdo deste artigo.