Salvar por peças

Updated on junho 20, 2017
Aplica-se a: 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017

Por acaso você já recebeu um arquivo de desenho de cliente, onde num mesmo arquivo .DXF ou .DWG estão presentes várias peças de códigos, materiais e espessuras diferentes?

Se sua resposta for sim! Então este artigo pode lhe ajudar muito…

Introdução

No cotidiano de empresas prestadoras de serviço de corte, é comum deparar-se com a necessidade de importar arquivos .DXF ou .DWG enviados por seus clientes como apresentado na imagem acima.

Porém, como sabemos, é impossível realizar arranjos de peças a fim de obter um melhor aproveitamento de material com este tipo de arquivo dentro do Lantek…

Então para lhe auxiliar com este tipo de situação, a Lantek criou a ferramenta conhecida como Salvar por peças.

Salvar por peças

Presente no módulo Desenho, esta opção permite ao usuário realizar uma tratativa de desmembramento de cada peça presente neste arquivo único, em arquivos de peça independente dentro do sistema, facilitando assim a identificação e configuração de cada item e ainda possibilitando estudos em nesting (arranjo de peças dentro de chapas), a fim de obter um melhor aproveitamento de material.

Curiosidade...

Antes do recurso, era necessário que o programador ou desenhista realizasse manualmente a separação de cada peça presente no arquivo único, em arquivos unitários utilizando um software CAD ou o próprio módulo Desenho do Lantek utilizando a opção “Salvar como”; o que geralmente demandava muito tempo do profissional.

Existem 3 opções distintas para utilização deste recurso:

Verificar peças

Antes de usar qualquer recurso no módulo Desenho, é imprescindível que já tenha realizado a Verificação das peças, pois a prévia utilização deste garantirá a correção de problemas, como linhas sobrepostas ou abertas em todas as geometrias do desenho.

Salvar por peças (Manual)

Utilizando esta opção, o usuário deve selecionar, por peça, manualmente todos os contornos da peça que deseja desmembrar e salvar.
Fazer uma janela sobre a peça, pode tornar essa tarefa bem mais simples.

Salvar por peças (Automático)

Utilizando esta opção, o sistema é quem vai detectar automaticamente os contornos internos e externos de todas as peças a desmembrar e salvar.

Salvar por peças (Semi-automático)

Utilizando esta opção, o usuário deve selecionar, por peça, apenas um contorno EXTERNO e então o sistema é quem detectará o restante dos contornos internos da mesma a ser desmembrada e salva.

Painel de solicitação de dados

Para cada opção relacionada selecionada, será apresentado um painel distinto à direita da tela com algumas opções adicionais que podem ser configuradas para otimizar a utilização deste recurso.

Sendo estas:

Opções de seleção (Apenas para Salvar por peças (Manual))

  • Elemento: selecionar ou anular a seleção de um elemento.
  • Janela-Captura: seleção por janela ou captura.
  • Trama: seleção por quadro.
  • Juntar: selecionar os elementos cujas as extremidades tocam no último elemento selecionado.
  • Tudo: selecionar todos os elementos.
  • Pontos: selecionar todos os pontos.
  • Segmentos: selecionar todos os segmentos.
  • Arcos: selecionar todos os arcos.
  • Círculos: selecionar todos os círculos.
  • Retas: selecionar todas as retas.
  • Inverter a seleção: inverte a seleção dos elementos.

Opções de salvamento

  • Recordar dos dados de salvamento de peça
    Se habilitada, esta opção guardará as configurações feitas na janela “Salvamento de peças” para as próximas peças a serem salvas durante a execução deste recurso.
  • Importar as propriedades dos textos
    Se habilitada e configurada, esta opção permitirá ao usuário utilizar os textos definidos para a peça no desenho, como informações de preenchimento automático da janela “Salvamento de peças”. [Saiba mais acessando o artigo: Importar as propriedades dos textos]
  • Apagar a peça
    Se habilitada, esta opção deletará do banco de dados o arquivo de peça principal, o qual contém vários desenhos e salvará estes separadamente.Uma janela será apresentada durante a execução do recurso, permitindo ao usuário decidir se realmente deseja ou não eliminar o arquivo principal do sistema.
  • Pedir os dados de cada peça (Apenas para Salvar por peças (Automático) )
    Se habilitada, esta opção apresentará a janela “Salvamento de peças” para cada peça desmembrada. Dessa forma, permitindo ao usuário a edição das configurações (Propriedades da peça) de cada item individualmente.
  • Pular a verificação da peça
    Se habilitada, esta opção pulará uma segunda etapa a ser apresentada no painel de dados e prosseguirá com o desmembramento e salvamento da peça.Se desabilitada, esta opção apresentará uma segunda etapa no painel de dados, a qual permite ao usuário configurar a Verificação ou correção automática de contornos abertos da peça, gerir contornos internos, modificar a escala, suavizar contornos e identificar e tratar elementos pequenos.

Tratamento de elementos auxiliares de geometria

  • Pontos 2D
  • Retas
  • Textos
  • Cotas
  • Geometria auxiliar

O usuário pode optar por Não incluir, Incluir em todas as peças (elementos dentro e fora de toda a área de desenho) ou Apenas nas peças que os contenham (apenas elementos dentro da geometria de cada peça desenhada), as opções listadas acima.

Execução e resultado

Uma vez que todos os ajustes no Painel de dados tenham sido feitos pelo usuário, basta clicar sobre o botão OK para prosseguir com a execução do recurso ou Finalizar para cancelar ou terminar a execução.

Prosseguindo com a execução do recurso, o sistema lhe apresentará a janela de “Salvamento de peças”. Basta configurá-la conforme desejado e clicar sobre a opção OK novamente para finalizar o desmembramento deste e salvá-lo no banco de dados.

Referências

Caso não esteja importando a referência da peça via propriedades dos textos, o sistema tratará automaticamente a referência de cada peça utilizando um contador sequencial com base no nome do arquivo originário importado.

.

O resultado da execução deste recurso, é a separação das peças em arquivos individualizados.

Podendo o arquivo originário (principal) ser deletado ou não do banco de dados, dependendo da configuração feita no Painel de dados pelo usuário.

 


Ainda ficou com dúvidas sobre a utilização deste recurso?

Deixe seu comentário para melhorarmos ainda mais o conteúdo deste artigo.

Was this article helpful?

Related Articles

Add A Comment